Tutorial de Instalación Demostrativo

A instalação da base de demonstração do Engeman® é fácil e intuitiva.

Em algumas situações, telas podem aparecer durante o processo de instalação com mensagens de orientação ou sugestão para o usuário, o que consequentemente contribui para o bom funcionamento do demonstrativo.

Abaixo, siga as possíveis mensagens que podem ocorrer, suas causas e soluções:

1. Versão do banco de dados (SGBD)

Versão do erro do banco de dados
Versão do erro do banco de dados
  • Causa: Quando esta mensagem aparecer, significa que já existe no computador onde a demonstração foi instalada, uma versão do Firebird incompatível com a versão necessária para a operação da demonstração do Engeman®.
  • Soluções: Instale a demonstração em um computador que não possui nenhuma versão do Firebird instalada, ou desligue a versão atual do Firebird, apague a demonstração, reinicie o computador e reinstale a demonstração, não esqueça de verificar se nenhum outro programa precisa da versão do Firebird a ser removido.

2. Falta de arquivos UDF

Erro de arquivos UDF ausentes
Erro de arquivos UDF ausentes
  • Causa: Esse erro ocorre quando dois arquivos necessários para o Engeman® se conectar ao banco de dados não são copiados para o local correto, geralmente limitando o acesso do usuário a determinados diretórios de computador nos quais a demonstração deve ser instalada.
  • Solução: Entre em contato com nossa equipe analistasdenegocios@engecompany.com.br e solicite os arquivos UDF. Esses arquivos devem ser copiados para um dos diretórios listados abaixo. De acordo com o sistema operacional, o caminho pode variar:
    • C: \ Arquivos de programas \ Firebird \ Firebird_2_1 \ UDF
    • C: \ Arquivos de programas \ Firebird \ Firebird_2_1 \ UDF

3. Banco de dados não encontrado

Banco de dados
Banco de dados
  • Causa: O arquivo com as informações do demonstrativo (Engeman.fdb) não está no local correto.
  • Solução: Exclua o demonstrativo e instale novamente. Se o erro persistir, verifique com sua equipe de TI / TI se a permissão do usuário tem o direito de instalar a demonstração.

4. Os serviços de Firebird não foram iniciados

Erro de serviço do Firebird
Erro de serviço do Firebird
  • Causa: Após a instalação da demonstração, o Firebird precisa de dois serviços para serem iniciados. Quando esse erro ocorre, significa que há pelo menos um desses serviços interrompido.
  • Solução: Através do menu Iniciar do Windows, acesse o item Executar e insira o comando services.msc, pressione Enter. Encontre os serviços do Firebird Guardian - DefaultInstance e Firebird Server - DefaultInstance . Clique com o botão direito do mouse em cada um e clique em Iniciar (veja a imagem abaixo).
Comando Service.msc
Comando Service.msc