AES Tietê

História da empresa:

A AES Tietê SA, empresa do Grupo AES, possui 2.651 megawatts (MW) de potência instalada. Com 10 usinas hidrelétricas localizadas nas regiões central e noroeste do Estado de São Paulo.

A operação comercial da empresa iniciou-se em 1º de abril de 1999, após a reestruturação societária e patrimonial das empresas do setor de energia de São Paulo, devido ao Programa Estadual de Privatização. Em 27 de outubro de 1999, em leilão público na Bolsa de Valores de São Paulo, o Grupo AES adquiriu o controle acionário da Companhia, desenvolvendo desde então atividades de geração de energia elétrica no Estado. O Grupo AES é líder mundial no setor de empresas de energia, na área de distribuição e geração de energia, na Argentina, Austrália, Bangladesh, Brasil, Canadá, China, República Dominicana, El Salvador, Geórgia, Hungria, Índia, Cazaquistão, Holanda, México, Paquistão, Panamá, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela.

A missão da AES é colaborar atendendo a necessidade mundial de energia elétrica.

Desafios enfrentados antes da implantação do Engeman®:

Além do desafio de implantação, tivemos o desafio de estruturar e desenvolver um automatismo para gerar índices de manutenção .

Nas Usinas Hidrelétricas, o desempenho das instalações é medido através de dois indicadores principais: TF (Taxa de Falha) e Disponibilidade de Unidades de Geração. Esses indicadores são mensalmente comparados aos seus objetivos. Esta operação requer vários controles e relatórios. A AES Tietê criou rotinas e procedimentos e, por meio do software Engeman® , automatizou esses dados para que pudessem ser levantados instantaneamente de forma segura e protegida.

Como o Engeman® resolveu esses desafios?

A Engeman® resolveu este desafio com integridade com a AES Tietê, onde as ferramentas foram desenvolvidas no sistema.

Esse trabalho de desenvolvimento do Engeman® foi difícil, mas não desistimos até vencer esse desafio.

Qual foi o tempo necessário para executar o Engeman®?

Passamos 4 meses para implantar o sistema Engeman® nas 10 plantas da AES Tietê.

Para vencer o desafio de criar uma rotina de automação de indicadores, passamos mais de 3 meses.

Economia estimada em tempo e custos obtidos com a implementação do Engeman®:

Nós não computamos ainda os valores de redução e tempo de custo em manutenção. Mas a confiabilidade na tomada de decisões para a execução de outras manutenções e investimentos aumentou muito depois das histórias geradas pela Engeman®. Isso está absolutamente nos trazendo economia.

Comentários:

Temos um ótimo relacionamento com a consultoria Engeman®. Toda a nossa pendência é agora tratada e resolvida, incluindo mudanças na estrutura do sistema. A Engeman® EAM Ltda possui uma forte cultura de atendimento ao cliente.

Sérgio Longuinho - Chefe de Manutenção